​Landing pages são essenciais para a jornada do usuário e têm um papel importante a cumprir, estimulando conversões predeterminadas em sua estratégia. Com atenção e investimento, elas podem se tornar um dos pilares da sua estratégia de conteúdo.

O que é uma landing page?

A definição básica de uma landing page é: uma página de um site que você acessa diretamente a partir de uma fonte externa, como um anúncio pago ou e-mail.

A landing page é a versão digital da mala direta, um canal altamente direcionado e focado num resultado específico. O objetivo da landing page é estimular uma ação predeterminada usando um copy direcionado para criar uma conexão com o usuário e persuadi-lo a agir.

As landing pages podem ser criadas com base nos preceitos de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para capturar o tráfego de pesquisa orgânica. Elas também podem ser usadas em associação com mídia paga, sendo divulgadas por meio de mecanismos de pesquisa ou mídia social.

Os dois canais usados para divulgar e encontrar uma landing page são:

Pesquisa orgânica: quando um usuário encontra a página na lista orgânica da SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados do Mecanismo de Busca). Além de cumprir a promessa e a intenção da consulta, a landing page orgânica também deve deixar clara qual é a sua empresa e a sua oferta. Então sim, vale a pena investir em SEO para landing pages também.

Campanha de marketing: landing pages deste tipo geralmente são acessadas por meio de um link de anúncio pago ou e-mail. O tráfego gerado a partir de anúncios pagos tem alta intenção de compra e os leads nesta fase geralmente estão prontos para concluir uma ação. A página deve estar pronta para atender a essa necessidade e deve ser pensada para direcionar o usuário a um só objetivo, eliminando as outras opções de ação.

4 perguntas a se fazer antes de começar sua landing page:

Se você investe dinheiro em anúncios pagos, com certeza quer garantir que, quando o usuário chegar ao destino, você vai oferecer a melhor chance de ele se beneficiar desse clique. Não perca essa oportunidade.

4 elementos essenciais de uma landing page: