Landing pages são essenciais para a jornada do usuário e têm um papel importante a cumprir, estimulando conversões predeterminadas em sua estratégia. Com atenção e investimento, elas podem se tornar um dos pilares da sua estratégia de conteúdo.
A definição básica de uma landing page é: uma página de um site que você acessa diretamente a partir de uma fonte externa, como um anúncio pago ou e-mail.
A landing page é a versão digital da mala direta, um canal altamente direcionado e focado num resultado específico. O objetivo da landing page é estimular uma ação predeterminada usando um copy direcionado para criar uma conexão com o usuário e persuadi-lo a agir.
As landing pages podem ser criadas com base nos preceitos de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para capturar o tráfego de pesquisa orgânica. Elas também podem ser usadas em associação com mídia paga, sendo divulgadas por meio de mecanismos de pesquisa ou mídia social.
Pesquisa orgânica: quando um usuário encontra a página na lista orgânica da SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados do Mecanismo de Busca). Além de cumprir a promessa e a intenção da consulta, a landing page orgânica também deve deixar clara qual é a sua empresa e a sua oferta. Então sim, vale a pena investir em SEO para landing pages também.
Campanha de marketing: landing pages deste tipo geralmente são acessadas por meio de um link de anúncio pago ou e-mail. O tráfego gerado a partir de anúncios pagos tem alta intenção de compra e os leads nesta fase geralmente estão prontos para concluir uma ação. A página deve estar pronta para atender a essa necessidade e deve ser pensada para direcionar o usuário a um só objetivo, eliminando as outras opções de ação.
Se você investe dinheiro em anúncios pagos, com certeza quer garantir que, quando o usuário chegar ao destino, você vai oferecer a melhor chance de ele se beneficiar desse clique. Não perca essa oportunidade.